O QUE É ROTARACT?




O Rotaract Club é uma organização internacional de jovens com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma 7 628 clubes, distribuídos em 162 países, somando cerca de 198 mil sócios. No Brasil, são aproximadamente 712 clubes, concentrando em torno de 19 200 jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo.
Surgido da expressão Rotary in Action(Rotary Em Ação), foi criado em 1968 nos Estados Unidos pelo Rotary International, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, também direcionado as novas gerações, chamado Interact. O Rotaract Club se tornou um dos maiores programas de desenvolvimento de liderança jovem no mundo.
O Rotaract está presente em quase todo o mundo. Pela última estatística, são 142 692 rotaractianos, organizados em 6 204 Rotaracts diferentes, espalhados em 146 países. O Brasil é o segundo país no mundo que concentra o maior número de rotaractianos em seu território (está somente atrás da Índia). Tem, aproximadamente, 8 000 rotaractianos, organizados em 610 núcleos por todo o Brasil.
Sendo uma organização mundial que mantém os mesmos objetivos e procedimentos no mundo todo, o Rotaract é um grande exemplo de globalização, pois desde a sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando necessidades e cultura locais.
Suas conferências mundiais reúnem povos de todo o mundo em momentos especiais de discussão e de imensa confraternização.