segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia 14 de março, dia nacional da poesia



Uma das mais belas formas criadas pelo homem para se expressar sem duvida é a poesia, com ela passamos a expressar nossos sentimentos e também apreciaras mais diversas formas de externa-lo, para o leitor tudo é encanto seja a estética ou a rima tudo se combina de maneira a trair e prender o leitor.
Com esta ferramenta podemos fazer adoração a alguém (pessoa amada) ou ate mesmo aproveitar de sua diversidade e satirizar alguém tudo isso dependendo do contexto e da criatividade do autor.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Em fim, aproveite a deixa e entre você também para o mundo mágico da poesia pois o encanto destas nunca se apaga e assim como o vinho quanto mais antiga mais apurada e preciosa se torna.
AS DUAS FLORES

São duas flores unidas
São duas rosas nascidas
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo, no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.

Unidas, bem como as penas
das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu.

Unidas, bem como os prantos,
Que em parelha descem tantos
Das profundezas do olhar...
Como o suspiro e o desgosto,
Como as covinhas do rosto,
Como as estrelas do mar.

Unidas... Ai quem pudera
Numa eterna primavera
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rosas da vida
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário